Benefícios da Música

Tocar um instrumento é muito mais que um lazer. Aprender um instrumento e estudar música traz inúmeros benefícios. Veja algumas matérias já publicadas sobre o assunto.

 

"Um estudo da Universidade de Toronto, publicado na revista Psychological Science, relacionou o desenvolvimento cognitivo com a aprendizagem de música. [...] Os que aprenderam música revelaram padrões de inteligência maiores no final.

Um outro estudo, da Northwestern University, nos Estados Unidos, mostra também que ensinar música para crianças aumenta a capacidade de comunicação, atenção, memória, leitura e o desempenho acadêmico."

 

Leia a matéria completa aqui

 

 

"A pesquisa, publicada no periódico científico Frontiers in Neuroscience, averiguou que aulas  de música aumentam significantemente as habilidades cognitivas em crianças, incluindo raciocínio linguístico, memória de longo prazo, planejamento e inibição – características que levam a um melhor desempenho acadêmico."

 

Leia matéria completa aqui

 

.

"Um estudo recente conduzido pelo departamento de psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) em parceria com o Instituto ABCD, que ajuda na identificação e tratamento de distúrbios de aprendizagem, encontrou evidências de que o ensino de música tem efeito positivo no desempenho acadêmico de crianças e adolescentes, além de melhorar suas habilidades de leitura."

 

Leia matéria completa aqui 

 

 

 

"A atividade musical envolve várias funções do cérebro (emocional, motora e cognitiva), muito mais do que as que usamos para o outro grande feito humano, a linguagem. Por isso, a música é uma forma tão eficaz de nos lembrarmos e de aprender. Não é por acaso que ensinamos às crianças pequenas com rimas e músicas."
 

Leia matéria completa aqui


O vídeo abaixo explica todos os benefícios que propiciamos ao nosso cérebro ao tocar um instrumento.

.

.


Mais matérias sobre a música e seus benefícios: